POR QUE BATIZAMOS CRIANÇAS? PARTE 1


Batizamos crianças porque:
a) JESUS ORDENOU – Ler Mt 28.19 – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”; Mc 16.15,16.Crianças não devem ser excluídas. Elas fazem parte de “todas as nações” e são “criaturas de Deus.”
b) CRIANÇAS TEM PECADO – Ler Rm 3.23. Nascem em pecado – Sl 51.5 e são por natureza filhos da ira – Ef 2.3. Que crianças têm pecado prova-se no fato delas morrerem, pois “o salário do pecado é a morte” – Rm 5.12; 6.23. Assim sendo, necessitam da graça de Deus, da regeneração e do perdão. E tudo isso recebemos no batismo.
c) SÃO CARNE, NASCIDAS DA CARNE – Jo 3.6, e, como tais, perdidas no pecado, pois “carne e sangue não podem herdar o reino de Deus” – 1Co 15.50; precisando, por isso, primeiro “nascer da água e do Espírito” – Jo 3.5. Ou seja, aquele que despreza o batismo não pode “entrar no reino de Deus.”
d) O BATISMO tomou lugar da CIRCUNSIÇÃO – Ler Cl 2.11,12, que era uma aliança eterna – Gn 17.7; e no Antigo Testamento as crianças eram circuncidadas com apenas 8 dias de idade. ACircuncisão era uma operação, um corte da “pele que cobre a glande do pênis.”
e) O Novo Testamento e a história comprovam que a igreja cristã sempre batizou crianças, desde os tempos apostólicos. “Falaremos desse ponto no próximo artigo.”
f) Jesus pediu que lhe trouxessem as crianças – Mt 19.14; “... não os embaraceis (não proíbam) de vir a mim...” pois é da sua vontade que também elas sejam regeneradas e salvas – Mt 18.14.
g) A promessa do batismo é também para elas – At 2.39; “... para vossos filhos...” assim como a circuncisão o era para as crianças no Antigo Testamento.
Ora, sabemos que a criança não está em condições de ouvir a Palavra de Deus, para que nela se opere a fé. Resta o Batismo. Por isso diz Pedro: “Agora vos salva o Batismo” – 1Pe 3.21. Se o batismo salva então quer dizer que opera a fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” – Hb 11.6. Por isso Jesus pede aos seus seguidores que lhe tragam as crianças – Mt 19.14, para que recebam o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo – Tt 3.5.
O problema todo dos que negam o batismo infantil está no fato de acharem que o homem precisa ou pode fazer alguma coisa para se salvar, que é o homem que se converte, que escolhe a Deus e a hora de sua conversão – e que a criança não pode fazer isso. Na verdade nem uma criança e nem um adulto pode se salvar ou crer por si sótudo é obra e graça de Deus. Confiram o que dizem as seguintes passagens bíblicas a respeito: Ef 2.8,9; Jr 32.18; Jo 6.4415.16; 1Co 2.14; Ef 1.1,5.
É importante ainda lembrar que o valor do batismo não está na quantidade de água, se é mergulhado ou não; nem no ritual litúrgico, mas sim, o valor e poder estão na Palavra.
No original grego encontramos a palavra Baptizw – batizarque significa as duas coisas: submergir (mergulhar) e aspergir (aplicar água). Cristo ordenou batizar, sem dizer a maneira e muito menos a quantidade de água. Então, o importante no batismo é usar água e a Palavra de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – Mt 28.19. Este batismo é válido para sempre.

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”

Nenhum comentário:

Postar um comentário