Festa de São João (Junina / Julina)


1. Quem Foi João Batista?
  João Batista nasceu seis meses antes de Cristo. Ou seja, 24 de Junho. Sua maneira de viver e pregar mostra que ele tinha uma missão: Qual era essa missão? preparar o caminho para a vinda do Senhor Jesus.
Nós temos na Bíblia em:
Mt 3. 11: João disse a respeito de Jesus.
Lc 7.28: Jesus disse a respeito de João.
Nós celebramos a festa junina porque ela lembra a pregação do começo de um novo reino. E aí nós lembramos de duas coisas importantes que Joao Batista Pregava:
- Arrependei-vos e produzi frutos dignos do arrependimento.
- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Hoje comemoramos a festa Junina porque nos arrependemos e olhamos para Cristo.
2. Na festa de São João queremos nos alegrar porque João apontou para Cristo como o único que podia salvar.
  Na festa junina podemos entender a nova vida revelada em Cristo.   A simplicidade de João Batista, dizendo que ele nada representava diante daquele que viria depois, ensinam a lição da missão livre de orgulho. Também na missão precisamos ser humildes, tirar o traje de gala e vestir o caipira (a simplicidade), o que diminui a própria importância para valorizar a mensagem (Cristo).
  A humildade, diz acima de tudo, que eu dependo de um Deus que é muito maior do que as roupas bonitas, os carros de luxo, e assim sou perdoado por Cristo, por que dependo inteiramente DELE.
  Se você foi/for a uma festa junina ou julina, não se preocupe. Tire da beleza do folclore e da doçura da tradição a lição da humildade e do amor. Vista-se com a simplicidade dos caipiras e lembre que João Batista se julgou indigno de desatar as correias das sandálias do Messias. Quando pular a fogueira, não se queime. Que o fogo destrua apenas o orgulho de nos julgarmos melhores que os outros e mais próximos de Deus. A humildade e o desejo de aprender são a postura de quem quer ser discípulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário